sábado, 26 de fevereiro de 2011

ESPÍRITO DESPORTIVO
1 - Ter espírito desportivo é, em primeiro lugar e acima de tudo, observar estritamente todas as regras. É procurar nunca cometer deliberadamente uma falta.
2 - Ter espírito desportivo é respeitar o árbitro. A presença do árbitro ou do júri revela-se essencial de todas as competições. O árbitro tem um papel difícil a desempenhar. Ele merece inteiramente o respeito de todos.
3 - Ter espírito desportivo é aceitar todas as decisões do árbitro sem pôr em causa a sua integridade.
4 - Ter espírito desportivo é reconhecer com dignidade a superioridade do adversário na derrota.
5 - Ter espírito desportivo é aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar o seu adversário.
6 - Ter espírito desportivo é saber reconhecer a boa actuação e os bons desempenhos do seu adversário.
7 - Ter espírito desportivo é querer competir na igualdade com um oponente. É contar apenas com o seu talento e habilidade para tentar obter a vitória.
8 - Ter espírito desportivo é recusar ganhar através de meios ilegais e violentos.
9 - Ter espírito desportivo, para o árbitro, é conhecer bem todas as regras e aplicá-las com imparcialidade
10- Ter espírito desportivo é manter a dignidade em todas as circunstâncias. É demonstrar que temos domínio sobre nós mesmos. É recusar que a violência física ou verbal tome conta de nós.
Ministério da Educação-Direcção Geral de Desportos
Águas Santas, 27 de Fevereiro de 2011
Profº. António Portela

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ACTIVIDADE FÍSICA E CONSUMO DE ÁGUA

A percentagem de água no nosso organismo é de 60%. A actividade física leva a um consumo das reservas de água do corpo, porque provoca um aumento da temperatura corporal. Assim, o corpo humano possui diferentes formas naturais de arrefecimento:
- evaporação do suor à superfície da pele;
- perda de calor para o ambiente, quando a temperatura exterior é baixa,
- perda de calor através da respiração.
A água é essencial ao sistema de arrefecimento do corpo, além de transportar os nutrientes através dos tecidos e de manter o volume adequado de sangue.
A desidratação (perda acentuada de líquido corporal) pode fazer o corpo aquecer demasiado.
Pequenas perdas de líquidos, que não sejam repostos, podem prejudicar o desempenho desportivo, mas acentuadas perdas podem provocar uma grande desidratação. É um erro comum só se beber água quando se sente sede, mas sabe-se que a sede é apenas um dispositivo de segurança que nos impede de ficar gravemente desidratados.
Todo o atleta deve preocupar-se em beber água antes de começar a sentir sede. À medida que aumenta o consumo de energia, deve aumentar-se a ingestão de água. Sempre que possível deve beber-se água antes, durante e depois do exercício físico, sempre à temperatura ambiente (natural) e não gelada ou demasiada fria e em quantidades equilibradas.
Um desportista, à temperatura ambiente de 10º centígrados, pode perder mais de um litro de água por hora. Para repor esse líquido, deve beber 1 a 1,5 dl de água cada 10-15 minutos. Nunca deve beber-se bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com cafeína (colas, café).

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Basquetebol

Olá, vamos voltar ao Basquetebol

Durante as nossas aulas, vamos utilizar predominantemente a situação de jogo simplificado 3x3, esta situação de jogo é menos complexa que o 5x5 (desde logo pelo número de intervenientes no jogo e consequentemente a "leitura" das várias situações que nele ocorrem serem de mais fácil resolução) e também situações de jogo facilitadoras de tomadas de decisão, como por exemplo o 2x1, que já trabalhamos na aula e ainda o 3x2.

Nas situações 2x1 e 3x2, dada a superioridade númérica, permite ao ataque momentos de finalização favoráveis, em que as acções tácticas individuais como a desmarcação, abertura de linhas de passe, condução da bola pelo corredor central, entre outras, são muito importantes.